sexta-feira, 21 de agosto de 2009



DE QUEM É A CULPA?





É incrível como sempre precisamos de um culpado para tudo! O culpado pode ser você, ele, o diabo que me tentou a fazer o que não queria, ou, até mesmo Deus! Já que Ele tem o domínio sobre tudo! A verdade é que raríssimas vezes, ou nunca, acreditamos que o culpado somos nós mesmos! E, sempre foi assim!


Tomemos, como exemplo, Adão e Eva, que lá no início jogaram a culpa um para o outro:


"... a mulher que Tu me deste como esposa, ela me deu da árvore, e eu comi." Gn. 3:12


Observe que neste trecho, o homem não culpa só a mulher, ele culpa diretamente a Deus, e, quase que com o dedo apontado para a "cara" do Criador!

Aqui podemos ver o atrevimento do homem, sem medo, autoritário culpando a todos perto de si. Desde o mais forte, poderoso ( Deus ) até o mais frágil ( mulher ).


"... a serpente me enganou e eu comi." Gn. 3:13


Aqui vemos um desvio de força. Sem querer ofender ou acusar os seus, a mulher aponta a culpa para outros de fora. Com certeza para aqueles que já são possuidores de culpa. Pois, assim, fica mais fácil se livrar da culpa!

Nós, humanos, não queremos assumir diante do sociedade que somos culpados por nossos atos. Queremos, sim, ser exemplos de "perfeição", quando na verdade, perfeito só Deus!

Precisamos nos sentir responsáveis por tudo que fazemos ou deixamos de fazer.

Quando passarmos a agir assim, o mundo, talvez melhore!

Um comentário:

  1. O ato de acusar e proveniente do Medo, o medo da aceitação ou da reprovação, enfrentar esse medo assumir a culpa é se colocar a disposição da sentença a qual te pode levar caminhos de dores, assumir a culpa é encarar o Real e saber que estar verdadeiramente contigo e para assumir tal responsabilidade é necessário que se faça com a prudência de que vale apena e que podemos contar com alguem que nos ajudara sempre...

    ResponderExcluir